top of page

Óleo Essencial De Hortelã-Pimenta Tão EFICAZ no Tratamento de Dor de Cabeça como PARACETAMOL E AAS

  • Foto do escritor: Aroma das Gêmeas
    Aroma das Gêmeas
  • 13 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

EXISTEM INÚMEROS estudos MUITO BONS sobre o uso do óleo essencial de hortelã-pimenta para dores de cabeça. E foi difícil escolher APENAS 01, por isso trouxemos 02.

Óleo Essencial De Hortelã-Pimenta Tão EFICAZ No Tratamento De Dor De Cabeça E Enxaqueca Como PARACETAMOL E AAS


Nesses estudos controlados foram feitas tanto a comparação das substâncias paracetamol e ácido acetilsalicílico (AAS) com o óleo de hortelã-pimenta.


Foram incluídos pacientes os critérios diagnósticos de cefaléia (dor de cabeça) episódica ou crônica do tipo tensional ou que sofria de enxaqueca.


1. Em um estudo com um total de 105 pacientes que completou o curso do tratamento de acordo com o plano de estudo. Foram comparados o óleo de hortelã-pimenta, PARACETAMOL e placebo.


CONCLUSÃO: tanto o óleo de hortelã-pimenta como o paracetamol obtiveram uma resposta significativamente melhor que o PLACEBO. Porém, o óleo de hortelã-pimenta causou uma redução significativa na intensidade da dor de cabeça após 15 minutos. E demonstrou EFEITO protetor do fígado.


2. Outro estudo, um total de 44 pacientes foram incluídos. Os efeitos do tratamento foram analisados ​​em 176 episódios de dor de cabeça (cada 4 episódios por paciente). Foram comparados o óleo de hortelã-pimenta, ácido acetilsalicílico (AAS) e placebo.


CONCLUSÃO: A solução de óleo de hortelã-pimenta, provou-se em relação à eficácia e velocidade do início efetivo da dor de cabeça por tensão, TÃO EFICAZ quanto o ácido acetilsalicílico (AAS).


Uma vantagem do uso do óleo de hortelã-pimenta é a ausência de efeitos colaterais sistêmicos.


COMO O ÓLEO FOI USADO?


Os estudos evidenciaram que 10% de óleo de hortelã-pimenta diluído em álcool quando usado localmente (tópica) nas ÁREAS DOLOROSAS DA TESTA E DAS TÊMPORAS, a dor de cabeça por tensão alivia significativamente.


O óleo de hortelã-pimenta tem um rápido início de ação, não causa dor de cabeça em caso de uso frequente e excessivo de medicamentos analgésicos e está disponível através da aromaterapia e tem baixo custo.


A aplicação local de óleo de hortelã-pimenta na pele causa mesmo em pequenas quantidades causa uma sensibilização e estimulação de receptores de frio e pressão, causando uma sensação duradoura de frio na área de aplicação.


O óleo de hortelã-pimenta tem um efeito relaxante sobre o músculo liso e um aumento significativo no fluxo sanguíneo nos capilares da pele no local da aplicação.


O óleo de hortelã-pimenta tem um efeito direto no mecanismos ligados as terminações nervosas responsáveis por enviar sinal causando a percepção da dor (efeito nociceptor).


Óleo de hortelã-pimenta reduz significativamente a irritabilidade emocional.


Um estudo realizado na Alemanha avaliou a eficácia analgésica e a tolerabilidade do óleo de hortelã-pimenta (diluído em álcool) aplicada localmente para dor de cabeça do tipo “tensão”.


REFERÊNCIA:


Göbel H, Heinze A, Heinze-Kuhn K, Göbel A, Göbel C. [Óleo de hortelã-pimenta no tratamento agudo da dor de cabeça do tipo tensional]. Schmerz (2016) 30 (3): 295–310. doi: 10.1007 / s00482-016-0109-6

Comments


bottom of page